quinta-feira, 29 de março de 2012

Tio Zica - Parte 2

- Tio Zica, que dia nós vamos jogar paintball?

- Amanhã à noite.

- Tio Zica, você sabia que eu tenho uma namorada?

- Sério? E você já namora? Qual é o nome da garota?

- Tâmara. Mas ela ainda não sabe não. Eu vou falar pra ela no dia dos namorados. Falei com minha mãe que quero comprar um anel bem bonito pra dar de presente e... GOL!!!!

- Caraca! Você ganhou novo! Não entendo como é que você nem presta atenção no jogo e ainda joga tão bem!

- Tio Zica, nós vamos mesmo jogar paintball amanhã?

- Sim.

- Na casa do Bina, né?

- É.

- Eu falei com meu pai pra fazer um campo de paintball como o que tem na casa do Bina, mas ele disse que o espaço lá de casa é muito pequeno. O Bina disse que o espaço lá em casa dá pra fazer e disse também que o pai dele falou que meu pai não faz porque é um escroto e não liga pra... GOL!!!

- Rapaz!!! Como é que você fez este, hein? Do meio do campo...

- Tio Zica, eu pedi pra minha mãe me dar um cachorro de aniversário. Queria um cachorro bem grande, maior que a Chun-Li. Sabe o cachorro daquele filme de super herói que a gente viu na semana passada? Eu quero um igual àquele. O problema é minha mãe. Ela disse que cachorro tem ácaro, que são uns bichos "micocróspicos" que fazem mal. A minha namorada tem um cachorro e me disse que... GOL!!!

- Tico. Vamo tentar uma coisa nova? Vamo jogar uma partida caladinhos?

- Hummmm... Tá bom, Tio Zica. Mas não pode falar nada mesmo? Nem quando fizer um gol?

- Tá certo. Só pode falar “gol”, tá bom?

- Então tá!

- .....

- .....

- .....

- GOL!

- ....

- GOL!

- GOL!

- Caraca! De novo!!!

- Tio Zica, você falou...

- Tá bom, desculpa...

- GOL!

- GOL!

- Perdi de novo... Tico, você não estuda não? Fica só jogando esse treco em casa?

- Não, Tio Zica. Quase não dá tempo. Só posso jogar no final de semana porque minha mãe não... Olha! O telefone!

- Vou atender...

- Tio Zica, eu posso comer, né?

- Come aí um quilo de chocolate, já que ganhou umas dez partidas... Alô!

- Zica, é a Pati. Seguinte: Eu e a Lulu estamos indo no Pontão daqui a pouco. Hoje é aniversário de uma colega da academia. Vamos?

- Pati, hoje não posso sair. Estou aqui com o...

- NÃO ACREDITO que você vai deixar de sair comigo pra ficar em casa mexendo naquela mulher dos peitos caídos!!!

A mulher dos peitos caídos, citada pela Pati, é um quadro que o Zica vem pintando há uns 4 meses. É, para ele, uma das melhores pinturas que já fez e aquela que vem te trazendo mais ansiedade. Às vezes, acorda com grandes idéias para os próximos traços. Outras vezes, acredita com toda convicção do mundo de que sua obra já está pronta e que qualquer pingo de tinta adicional irá destruí-la.

Neste momento, Zica lembrou dos motivos pelos quais entrou em colapso algum tempo atrás: Andou com as pessoas erradas, freqüentou os lugares errados, viveu uma rotina que não escolheu direito, deixou a vida o arrastar.

Lidar com a ignorância e a leviandade das pessoas durante tantos anos quase o levou à morte. É plenamente aceitável que alguém se realize com carros novos, com jantares em restaurantes chiques, com televisores 3D ou com viagens para Paris, para Londres, para Nova York ou para a puta que o pariu. Mas espere que aceitem que uma maldita pintura de uma mulher do peito caído seja fonte de satisfação para um indivíduo...

É fácil cuspir na cova daqueles que não encontraram o que os completasse neste mundo. É fácil dizer "Oh! Mas ele tinha tudo do bom e do melhor e mesmo assim se destruiu!", "Oh! Mas era rico, famoso, dormia com quem quisesse e ainda assim se envolveu com drogas!", "Oh, mas ela tinha uma família maravilhosa e abandonou tudo pra viver uma vida solitária!". Difícil mesmo é ter que pertencer ao público-alvo deste apedrejamento. É não achar graça nenhuma no que os que te rodeiam consideram maravilhoso. É presenciar todos dizendo que você tem tudo quando, na verdade, você não tem nada.

Diante de tudo isso e por uma questão real de sobrevivência, Zica, convencido de que não conseguiria aceitar o mundo como ele é, necessitou adotar uma postura completamente diferente:

O mundo que me aceite como eu sou!

- Pati, é isso mesmo! Pra mim é muito mais proveitoso passar um mês pensando naquela mulher dos peitos caídos do que ter que aturar sua ladainha infame durante horas só pra apalpar os seus peitinhos consistentes. Um beijo!

- Tio Zica, a Chun-li tá comendo uma caixa de chocolate inteira, olha lá!

- Caraca, Tico! Você não viu ela pegando a caixa em cima da mesa? Essa cachorra vai me dar trabalho amanhã... CHUN-LI!!!! VAZA!!!!

- Tio Zica, a gente ainda vai jogar?

- Claro, eu só durmo depois de ganhar uma de você!

- Oba! Vamo jogar outro jogo agora! O de corrida!

- Pode botar, trombadinha! Esse eu sei que eu ganho! Já tenho mais de 10 anos de carteira e você nem alcança o acelera...

- Tio Zica, o telefone tá tocando!

- Deixa tocar. Estamos ocupados...

- Tio Zica, amanhã a gente vai jogar Paintball?

- Tico, eu já falei que sim duas vezes. Porquê você pergunta toda hora a mesma coisa?

- Desculpa, Tio Zica. É que minha mãe me ensinou a fazer isso com meu pai. Ela disse que se eu não ficar toda hora perguntando, ele não faz o que me prometeu.

- E funciona?

- Nunca funciona! Uma vez ele disse que ia me buscar na escola pra gente jogar boliche, eu perguntei várias vezes e ele me disse que ia, mesmo assim ele não foi. Outra vez ele disse que ia levar eu e minha mãe no Paintball mas não foi. Teve também a vez que ele disse que ia assistir os três filmes do Senhor dos Anéis comigo e não assistiu. Mas minha mãe me disse que ele tem um trabalho muito importante e que por isso...

- MAS VOCÊ não assistiu ao Senhor dos Anéis?

- Não. Meu pai disse que queria assistir comigo...

- Vamo assistir então. Essa semana eu compro o DVD.

- Lá em casa tem, Tio Zica. Minha mãe comprou. A Altina tá lá. A gente pode pegar.

- Relaxe. É melhor eu comprar outro. Tico, seu carro é melhor que o meu!!!

- Não é não, Tio Zica! O seu também é Porsche!

- Mas o seu deve ser mais novo! Olha lá! Meu carro não corre nada! Deve estar com problema na caixa de marcha...

- Êba!!! Cheguei em primeiro! Vou comer mais chocolate...

- Vamo outra! Agora eu vou pegar um fusca turbinado!

- Tio Zica...

- Hum?

- Deixa pra lá...

[continua]

Um comentário: